PERGUNTAS FREQUENTES

No caso de exame de urina, tem que ser a "primeira da manhã"?

Algumas características da urina modificam-se ao longo do dia, em razão do jejum, do tipo de dieta, da atividade física e do uso de medicamentos, por isso, geralmente recomenda-se a primeira urina da manhã e deve-se seguir a orientação médica. Se for urgente a solicitação do médico, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, desde que permaneça no mínimo 2 horas sem urinar.

Amostra de urina para exame laboratorial pode ser colhida em casa?

Idealmente os exames de urina deveriam ser colhidos no laboratório, mas é permitida a coleta em casa, desde que sejam seguidas as orientações quanto aos cuidados de higiene, coleta, transporte e armazenamento. As uroculturas devem ser colhidas, preferencialmente, no laboratório.

Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa bem o material que está na bexiga.

Medicamentos, cremes e óvulos vaginais interferem no exame de urina?

Sim. O ideal é adiar a coleta por 48 horas, mas nos casos de urgência fazer higiene rigorosa, eliminando resíduos dos produtos.

E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Importante é que as fezes sejam colhidas em frascos limpos e secos, não sejam contaminadas com urina e sem uso de laxantes.

Por que não se deve ingerir grande quantidade de bebida alcoólica para realizar exame de sangue oculto nas fezes?

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é utilizada para auxiliar o diagnóstico de doenças do intestino (especialmente do colon), em que exista sangramento. Como o álcool é um irritante gástrico, podendo causar sangramento do estômago por irritação, a ingestão de álcool em grande quantidade é desaconselhada para quem vai fazer este tipo de teste.

Mesmo com sintomas de verminose, o resultado de um exame parasitológico de fezes pode ser negativo?

Pode, pois nem sempre o parasito, seja protozoário ou helminto libera cistos, ovos ou larvas.

Menstruação interfere nos exames?

A menstruação pode interferir em alguns exames de urina. Se necessário realizar a coleta no período menstrual deve-se tomar dois cuidados especiais: higienizar-se antes da coleta e usar tampão vaginal para o sangue menstrual não se misturar à urina.
Em exames de sangue geralmente a menstruação não altera os resultados, porém diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. Portanto, é fundamental informar o médico em que período do ciclo menstrual o seu exame foi realizado.

Posso tomar laxante para a coleta de fezes?

Não é recomendado o uso de laxante para a coleta de amostras de fezes.

Dúvidas Adicionais

Entre em contato conosco:
Central: (49) 3246-2411

VOLTAR